APU ou CPU? Entenda melhor esses conceitos

Com o avanço da tecnologia, inevitavelmente alguns conceitos também sofrem upgrade. Entenda melhor a diferença entre APU e CPU e saiba como os recursos de uma APU podem te ajudar a ter mais desempenho e economia.

Mesmo não entendendo muito de computadores, a maioria das pessoas sabem o que é uma Unidade Central de Processamento (UCP ou CPU em inglês), mais conhecida como processador, um chip responsável pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções sobre todas as tarefas que o computador pode fazer. Por isso são também chamados de cérebros das máquinas.

Como você pode imaginar, o trabalho de um CPU nunca foi fácil, eles sempre precisaram de uma certa ajuda. Chips auxiliares facilitam o trabalho duro de lapidar os dados, como os coprocessadores aritméticos FPUs, se fosse preciso fazer contas mais elaboradas a CPU recorria aos FPUs. Esses cálculos eram particularmente importantes para jogos, que usam cálculos complexos para gerar gráficos melhores.

Como tudo evolui, os jogos e aplicações gráficas exigiam cada vez mais processamento. Então surgiram as GPUs, unidades de processamento gráfico, ou simplesmente placa de vídeo, verdadeiros processadores de imagem, com funções de manipulação de vértices. Precisei explicar esses conceitos para finalmente chegar nas APUs, que é a junção da CPU com GPU, ou seja, um processador com chip de processamento gráfico de uma placa de vídeo, isso mesmo, dois produtos em um só.

O termo APU foi apresentado pela primeira vez durante a Computex 2010, o primeiro produto da união da AMD com a ATI. Uma APU da ADM roda gráficos DirectX 11, com processamento paralelo ativado, aceleração de vídeo UVD3, com constantes atualizações de drive melhorando gráficos e desempenho. Apesar de tantos recursos, esse tipo de processador oferece baixo consumo de energia e é menor do que você pensa.

Vale lembrar que APU é um termo amplamente utilizado pela AMD, mas a Intel também possui chips com essa tecnologia, apesar de evitar essa denominação. Veja abaixo os chips APU de ambos os fabricantes.

A grande vantagem desta junção é o custo mais barato para o fabricante e consequentemente para o consumidor. Uma APU hoje custa muito mais barato do que uma CPU e uma GPU separadamente e a performance é equivalente. Além disso, temos uma economia também no consumo de energia e simplicidade na implementação. Já a desvantagem é que se este chip apresentar problemas, você perde a CPU e o GPU. A tendência do mercado é usar APUs tanto em computadores, quanto em notebooks, tablets e smartphones. Até os principais consoles de video game já usam APUs da AMD.

Referências: http://hardplus.com.br/blog/apu-ou-cpu-entenda-melhor-esses-conceitos/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como criar um Pen-Drive bootavel sem programas, apenas com o WinRar